Notícia

JOINVILLE de todos os tempos - saiba o que aconteceu na cidade entre os dias 27 de dezembro e 2 de janeiro ao longo da história

  • Prefeitura de Joinville - Entre 1946 e 1965, foi a gestão do prefeito Helmut Fallgatter (1961/1965) que mais pavimentou ruas com paralelepípedos, atingindo 141,428,59 m2. A obra mais importante foi a pavimentação da avenida Procópio Gomes com a utilização de um milhão de paralelepípedos.

22/12/1987 - A Fundação Pró-Rim, entidade de administração privada sem fins lucrativos iniciou suas atividades

27/12/1871 - Cemitério dos Imigrantes da rua 15 de Novembro recebeu o primeiro sepultamento, o corpo do ex-tenente da Marinha de Schleswig-Holstein, Carl Andreas von Bürow.

29/12/2018 -  O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Joinville foi autorizado a ocupar por 30 anos o prédio de propriedade do estado, em Pirabeiraba, onde funcionou a Unidade de Saúde - 2018. A área de 849,37 metros quadrados foi destinada ao desenvolvimento de atividades relacionadas com os objetivos da entidade. A concessão estava contida na Lei n. 17.425, sancionada em 28 de dezembro de 2018 e publicada no Diário Oficial de SC, edição 28.683, de 29 de dezembro de 2018

29/12/2004  - Criação do bairro Parque Guarani pela Lei n. 173, de 29 de dezembro de 2004. Tem origem no nome do loteamento popular Parque Guarani, localizado no bairro. Este bairro foi resultado do desmembramento dos bairros Itinga e João Costa.

31/12/1965  - A prefeitura divulgou relação de ruas beneficiadas com calçamento e total de pavimentação com paralelepípedos em metros quadrados - 1965. As informações constam no relatório da gestão Helmut Fallgatter/1961-1965. Na gestão Fallgatter, 41 ruas foram pavimentadas com paralelepípedos, totalizando 141.428,59 m2 e foram assentados 20 mil metros de meio-fio. As pedras foram fornecidas pelas pedreiras da prefeitura.

Desde 1946, foi a administração que pavimentou maior número de ruas e maior área de metros quadrados. A partir de 1946, quando o calçamento de vias com pedras passou a ser prioridade pelas administrações municipais, começou uma verdadeira disputa.

Prefeitos desenvolveram todos os esforços para alcançar o topo do ranking, entre 1946 e 1965. Calçamento de ruas com paralelepípedos - Posição em metros quadrados ? 1946-1951 - Administração João Colin e Emílio Stock Jr. 130.115,69 m2 ? 1951-1956 - Administração Rolf Colin 111.188,07 m2 ? 1956-1958 - Administração João Colin e Dario Geraldo Sales 22.254,57 m2 ? 1958-1961 - Administração Baltasar Buschle 54.504,01 m2 ? 1961-1965 -

Administração Helmut Fallgatter 141.428,59 m2 A maior obra de calçamento foi executada na avenida Procópio Gomes. Foram assentados um milhão de paralelepípedos para cobrir uma área de 25.160 m2. A obra da pavimentação da via, com 1.480 metros de extensão e 17 metros de largura levou quase quatro anos para ser concluída, atraso motivado pela demora no pagamento por parte dos moradores., informava o relatório. 

31/12/2016  - Após dez anos de existência, o jornal Notícias do Dia deixou de circular na região de Joinville.  A última edição publicou um comunicado explicando que a decisão foi tomada por motivos empresariais. A suspensão das atividades foi informada oficialmente aos funcionários, na tarde de 29 de dezembro, por diretores do Grupo RIC SC, durante reunião realizada na sede do jornal, em Joinville.

1/1/1861  - Nasceu na cidade de Dresden, Alemanha, Friedrich Albert Bornschein. Pai de Alberto Bornschein, fundador da Drogaria e Farmácia Catarinense e do Laboratório Catarinense. Avô do farmacêutico, Alberto Bornschein (Albertinho), bisavô do médico Alberto Bornschein, atual diretor-presidente da Drogaria e Farmácia Catarinense, estabelecimento que deu início à Clamed Farmácias.

Em 1884, Friedrich Albert Bornschein embarcou no porto de Hamburgo com destino ao Brasil. Desembarcou no porto de São Francisco do Sul no início do mês de novembro. Em seguida tomou o Vapor Babitonga e rumou para Joinville. Aqui fixou suas raízes, constituiu família e lançou sementes definitivas de uma descendência que deixou impressa a sua marca.

O imigrante foi bombeiro voluntário e integrou a diretoria da corporação no cargo de secretário. Várias atas lavradas em alemão gótico no ano de 1898, traduzidas por Helena Remina Richlin, trazem a sua assinatura e podem ser vistas no livro "Atas Históricas do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville", obra coordenada pela museóloga Dolores Carolina Tomaselli.

Friedrich Albert Bornschein era trisavô de Adriano Bornschein Silva, prefeito de Joinville eleito em 2020, que também é bombeiro voluntário. O imigrante faleceu em 4 de setembro de 1907, com 46 anos, vítima de tuberculose. Seu corpo foi levado ao túmulo no Cemitério dos Imigrantes, sepultura 382-A.

1/1/1958  - Nasceu Reinaldo Antônio Baldessin, em Piracicaba (SP). Mais conhecido por Nardela, foi jogador do Joinville Esporte Clube nos anos de ouro do time. Marcou 130 gols em 180 jogos e se transformou em ídolo da torcida.

1/1/2017 - Posse do empresário Udo Döhler, MDB - Movimento Democrático Brasileiro - no cargo de prefeito - 2013. O acontecimento interrompeu uma sequência superior a 50 anos em que o município não era governado por um joinvilense. O último joinvilense a administrar o município havia sido João Herbert Érico Colin que morreu no exercício do mandato em 1957. Udo foi reeleito em 2016, governou Joinville até 31 de dezembro de 2020.

1/1/2021 - Joinville sofreu inundação na passagem de ano - 2020-2021. As fortes chuvas que caíram sobre a cidade 7 Joinville de todos os tempos nos momentos que antecederam a passagem de ano e nos primeiros minutos de 2021 inundaram as ruas centrais e atingiram duramente os bairros Iririú, Jardim Iririú, Bom Retiro, Santo Antônio e Aventureiro. Informação da Comissão de Defesa Civil de Joinville que iniciou o atendimento de ocorrências nos primeiros minutos do Ano Novo.

No bairro Bom Retiro uma casa foi invadida pela água no momento em que a família se preparava para a ceia de Ano Novo. Na manhã de sexta-feira (1), moradores da comunidade, atendendo apelo do padre Renato dos Santos, trabalhavam na retirada de água do interior da Igreja Matriz Santo Antônio. Um dos pontos mais atingidos no bairro Iririú foi o cruzamento da rua Papa João XXIII com a avenida Wittich Freitag (Binário Iririú), inundando as instalações da Clínica Veterinária Duhan Tamys. No bairro Jardim Iririú, o Conjunto Habitacional Castelo Branco teve algumas ruas inundadas. Em uma residência na rua Taió, no bairro Bom Retiro, a mesa estava pronta e a família se preparava para a ceia de Ano Novo quando a casa foi invadida pela água. Não houve festa de passagem de ano, mas muito trabalho desde a madrugada até o amanhecer. A moradora disse que residia há 40 anos com a família no mesmo local e jamais havia ocorrido inundação com a proporção da que atingiu sua casa na passagem de ano.

Moradores do bairro Santo Antônio foram despertados por um apelo dezenas de pessoas trabalhavam na retirada da água do interior da Igreja Matriz. O departamento de comunicação da Cúria Diocesana informou que a água que ficou acumulada na parte mais baixa do piso, nas proximidades do altar principal, estava sendo retirada com o uso de baldes de mão em mão. Lembra que esta não é a primeira vez que a igreja sofre inundação. O Conjunto Habitacional Presidente Castelo, no bairro Jardim Iririú, teve várias de suas ruas atingidas pela inundação. A Defesa Civil informou que a mais alta precipitação pluviométrica ocorreu no bairro Iririú, 140 mm/h, já no Terminal Urbano, no centro, a intensidade da chuva ficou em 64 mm/h. A maré alta registrada no horário do temporal represou o elevado volume de água da chuva, agra varam seus efeitos, conclusão da Defesa Civil.

1/1/2021  - Vereadores eleitos assumiram, escolheram presidente e empossaram prefeito e vice-prefeita - 2021. Tomaram posse, na Câmara de Joinville, 19 vereadores, o prefeito Adriano Silva e a vice-prefeita Rejane Gambin, todos eleitos para um mandato de quatro anos. Em seguida, Maurício Peixer (PL) foi escolhido pelos parlamentares como presidente da Mesa Diretora Diretor nos primeiros dois anos da 19ª Legislatura. A mesa diretora foi composta por ainda Tania Larson (PSL) como vice-presidente; Érico Vinícius (Novo) como primeiro secretário e Pastor Ascendino Batista (PSD) como segundo secretário. Os vereadores anunciaram seus votos na tribuna, após meia hora de sessão suspensa. Foram 14 votos favoráveis e cinco abstenções.

A cerimônia, reconfigurada em cumprimento às medidas de prevenção ao novo coronavírus, foi presidida por Alisson Julio (Novo), vereador mais votado. Os eleitos puderam convidar apenas uma pessoa para o plenário, que foi restrito à imprensa e a servidores da Casa. Foram empossados: Adilson Girardi (MDB), Alisson Julio (Novo), Ana Lúcia (PT), Pastor Ascendino Batista (PSD), Cassiano Ucker (Cidadania), Claudio Aragão (MDB), Diego Machado (PSDB), Érico Vinicius (Novo), Henrique Deckmann (MDB), Neto Petters (Novo), Brandel Junior (Podemos), Kiko do Restauran[1]te (PSD), Lucas Souza (PDT), Luiz Carlos Sales (PTB), Maurício Peixer (PL), Osmar Vicente (PSC), Sidney Sabel (DEM) e Wilian Tonezi (Patriota). 1 - Ana Lúcia Martins é a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Joinville - 2021. Foi eleita pelo PT - Partido dos Trabalhadores - e empossada juntamente com os demais vereadores.

1/1/2021  - Na madrugada da virada de ano, o Museu do Sambaqui foi atingido pelo pior alagamento de sua história - 2021. A água chegou a 54 cm dentro do museu, e 70 cm fora. No início da manhã seguinte (dia primeiro), Guilherme Gassenferth, secretário de Cultura e Turismo esteve no museu e verificando a situação tomou a decisão de pedir ajuda para realizar um mutirão para limpeza do local. Motivados pelo pedido participaram do mutirão; zeladores, terceirizados de limpeza e da vigilância, servidores do museu, servidora do Centro de Preservação de Bens Culturais, além de dois ex-coordenadores que não são de carreira e que pela mudança de governo haviam sido exonerados 9 horas antes. O trabalho iniciou pela drenagem da água represada no auditório com a utilização de bomba de sucção, o esforço estendeu-se até as 19 horas




Verão mais seguro: Dive divulga medidas de prevenção para doenças típicas da estação Anterior

Verão mais seguro: Dive divulga medidas de prevenção para doenças típicas da estação

Cidades da Bahia ficam em alerta por rompimento de barragem Próximo

Cidades da Bahia ficam em alerta por rompimento de barragem

Deixe seu comentário